Sob o Dedo de Deus

“É a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece seu Autor” (Sb 13, 5). De fato, Deus criou o universo com a finalidade de, através de seus múltiplos elementos, refletir os augustos predicados que nEle estão presentes de modo substancial. Ao contemplarmos a imensidão do mar temos uma pálida ideia da imensidão de Deus; ao termos diante de nós uma árvore que cresce dia a dia em direção ao sol, produz-se em nossas almas uma noção de como deve ser o movimento ascensional daqueles que buscam a santidade em direção a Deus, e, no astro rei, com seus raios resplandecentes e caloríficos a magnífica bondade do Criador que cumula de bens seus escolhidos; no leão, vemos refletida a grandeza e a majestade de Deus e no lépido colibri, a presença benfazeja, cheia de leveza e suavidade do Espírito Santo… Enfim, o cosmos pode ser considerado por nós como a grandiosa escada que Deus nos concedeu para nos elevarmos até a Ele.

Magníficos reflexos da beleza do Criador são os montes e rochedos. Aqueles que têm a oportunidade de contemplá-los se extasiam com sua grandeza e o seu ar de desafio. São eles como seres gigantes, que contemplam com altivez o que está embaixo, seres estes que têm o privilegio de gozar de uma milenar estabilidade. A impressão que dão é de que são inabaláveis.

Um impressionante exemplo de tais imponentes elementos geográficos encontramos na região serrana do estado do Rio de Janeiro, na Serra dos Orgãos: é o famoso Dedo de Deus. De fato, este se configura como um pontudo rochedo que brota de outro com formato parecido com uma mão fechada. É, por assim dizer, um gigante monólito em forma de um dedo humano apontado para o alto como a nos dizer: “Todos nós, rochedos e montes, somos grandiosos, mas olhai para Aquele que nos criou cuja grandeza é infinita e substancial. Nós somente somos um palidíssimo reflexo dessa Grandeza em essência que é o próprio Deus”.

“Sub Digitum Dei” (Sob o Dedo de Deus). Este é o local onde a Cavalaria de Maria está realizando suas atividades missionárias entre os dias 11 e 17 de novembro de 2013. Com efeito, é na serrana cidade de Teresópolis – sob o Dedo de Deus – que estão sendo postas a efeito, no período mencionado, as Missões para Cristo com Maria.

Neste post o internauta poderá conferir as fotos da belíssima carreata – que contou com a presença de cavaleiros, motociclistas e de um grande trio elétrico – e da Santa Missa de abertura desta semana missionária na Paróquia Santo Antônio do Alto, Santa Missa esta que foi presidida pelo pároco, o Revmo. Pe. Jorge Luis Pacheco de Medeiros.

Esses dias de missões marianas estão coincidindo com a comemoração do jubileu de oitenta anos da pequena igreja matriz dedicada a Santo Antônio de Pádua.