Refúgio dos pecadores

“Refúgio dos pecadores”, este é um dos títulos com os quais a Santa Igreja venera a Maria. Tal invocação atribuída à Santíssima Virgem tem, conforme afirma Santo Afonso de Ligório, a capacidade de muito animar aqueles que têm a necessidade do perdão de Deus.

“Depois que Deus criou a terra, criou também dois luzeiros. Um maior, isto é, o sol, para que alumiasse de dia. Outro menor, isto é, a lua, para que brilhasse à noite (Gn 1,16). O sol, diz o Cardeal Hugo, é figura de Jesus Cristo, de cuja luz gozam os justos que vivem no dia da divina graça. A lua é figura de Maria, por meio da qual são iluminados os pecadores que vivem na noite do pecado. Já que Maria é esta lua propícia aos miseráveis pecadores, se algum miserável, diz Inocêncio III, se acha imerso nesta noite de culpa, que há de fazer? Aquele que perdeu a luz do sol, perdendo a divina graça, volte-se para a lua, faça oração a Maria; dela receberá luz para conhecer a miséria de seu estado e força para deixá-lo imediatamente”. (“Glórias de Maria” – Santo Afonso Maria de Ligório)

Tal é, com efeito, uma das principais finalidades das “Missões para Cristo com Maria”: levar a todos os que habitam na sombra da morte do pecado a luminosa presença desta esplendorosa Lua, Maria Santíssima. É esta Mãe de Bondade que aos tristes, desesperançados e tenebrosos corações, tem a capacidade de fazer brilhar o Sol da Justiça, Sol da Santidade, Nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de que, de um modo triunfante, esta noite de pecado chamada mundo contemporâneo dê lugar ao magnífico dia do Reinado do Sapiencial e Imaculado Coração de Maria.

*          *           *

Dando continuidade à tournée missionária pela região serrana do estado do Rio de Janeiro, a Cavalaria de Maria realizou suas atividades missionárias – entre os dias 18 e 24 de novembro de 2013 – na Paróquia Santa Ana e São Joaquim, localizada no bairro Cascatinha, na cidade de Petrópolis.

O presente post vem trazendo as fotos da Santa Missa de abertura desta Semana Missionária Mariana, a qual foi presidida pelo pároco, Pe. Joni Ellison Muniz Batista, na noite de 18 de novembro, e contou com a presença de numeroso e devoto público.