Uma Celeste Anunciadora

“Prestai atenção, rogo-vos, naquilo que Cristo Senhor diz, estendendo a mão para seus discípulos: Eis minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de meu Pai que me enviou, este é meu irmão, irmã e mãe(Mt 12,49-50). Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que d’Ela nos nascesse a salvação e que foi criada por Cristo antes que Cristo n’Ela fosse criado? Sim! Ela o fez! Santa Maria fez totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para Ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. Assim Maria era feliz porque, já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.

As belíssimas palavras acima são da autoria de um grande doutor: Santo Agostinho. Consistem elas num magnífico elogio feito à Santíssima Mãe de Jesus. De fato, o grande mérito de Nossa Senhora foi o de submeter-se inteiramente à vontade do Senhor. Esta total submissão à vontade do Senhor Ela o revelou no episódio da Anunciação do Anjo. Qual foi, com efeito, a resposta proferida pelos lábios de Maria? “Eis a escrava do Senhor, seja feita a vontade do Senhor” (Lc 1,38). Esta foi sua resposta. E, com esta generosíssima resposta, Maria disse “Sim” à obra de salvação que Deus na eternidade planejara realizar no tempo em Cristo Jesus.

Do mesmo modo que Maria disse o seu “Sim”, assim muitas vezes Deus nos interpela nos acontecimentos de nossa vida a fim de que nós também demos o nosso “Sim” para sua obra salvadora. É o que pode ocorrer durante uma Semana Missionária Mariana. Não é um profeta, não é um santo, não é um anjo o enviado, mas a própria Santíssima Virgem que, por meio de sua belíssima imagem peregrina, visita os lares e corações, a fim de interpelá-los a uma total abertura aos celestes e misericordiosos desígnios de seu Divino Filho.

E, qual deve ser a resposta de cada um dos que têm a sublime graça de acolher em seus lares e/ou estabelecimentos tão inefável visita? A mesma de Maria: “Eis a escrava do Senhor, seja feita a vontade do Senhor!”

*           *           *

Veja as fotos das visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima realizadas na Paróquia Santa Ana e São Joaquim em Petrópolis – RJ, entre os dias 18 e 24 de novembro de 2013.