Maria: a Grande Apóstola

Afirma São Cirilo de Alexandria, na segunda leitura do ofício dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu (ocorrida no dia 28 de outubro): “Os santos Apóstolos foram colunas e firmamento da verdade. A eles diz [Jesus] que os envia da mesma forma que foi enviado pelo Pai. Mostrou assim, ao mesmo tempo, a dignidade do apóstolo e a glória incomparável do poder que lhe foi dado; como também, parece-me, sugerindo a meta da vida apostólica”.

Qual é a meta, a missão dos Apóstolos? Pondera São Cirilo, um pouco adiante, neste mesmo extrato do seu Comentário ao Evangelho de João: “Resumindo assim, em poucas palavras, o objetivo do apostolado, diz [Jesus] que foram enviados por ele, como ele o fora pelo Pai e soubessem ter recebido a missão de chamar os pecadores à conversão; de curar os doentes de corpo e de espírito; de não procurar, no ministério, sua vontade, mas a daquele por quem foram enviados; e de salvar o mundo por sua doutrina”.

Com efeito, é – durante as atividades evangelizadoras realizadas pela Cavalaria de Maria, visitando os lares e estabelecimentos de norte a sul de nosso imenso país –  nada mais do que a Virgem Santíssima a Grande Apóstola, que vai peregrinando nas residências e tocando os corações, a fim de conduzi-los ao seu Divino Filho, no qual está toda esperança de salvação, toda verdadeira felicidade.

***

Quem quiser contemplar as fotos das visitas missionárias da imagem peregrina na Paróquia Santa Maria dos Pobres – realizadas entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro de 2013, na cidade satélite de Paranoá – DF – é só conferir no presente post.