Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro

Durante a presente semana missionária na Paróquia Santa Maria dos Pobres, na cidade satélite de Paranoá – DF, além da festa de São Simão e São Judas Tadeu – mencionada no post sobre as visitas da imagem peregrina – também ocorrem a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (2 de novembro) e a Solenidade de Todos os Santos (no Brasil, 3 de novembro, domingo).

Com respeito à Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, eis uma belíssima consideração feita por Santo Ambrósio – extraída da segunda leitura do ofício divino referente a esta data – que nos deve encher de alento e fazer-nos crescer na virtude teologal da Esperança e no desejo de santidade:

“Percebemos que a morte é lucro, e a vida, castigo. Por isso Paulo diz: Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro (Fl 1, 21). Como unir-se a Cristo, espírito da vida, senão pela morte do corpo? Morramos então com Ele, para com Ele vivermos. Morramos diariamente no desejo e em ato, para que, por esta segregação, nossa alma aprenda a se subtrair das concupiscências corporais. Que ela, como se já estivesse nas alturas, onde não a alcançam os desejos terrenos, aceite a imagem da morte para não incorrer no castigo da morte. Pois a lei da carne luta contra a lei do espírito e apoia-se na lei do erro. Mas qual o remédio? Quem me libertará deste corpo de morte? (Rm 7, 24) A graça de Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor (Cf. Rm 7, 25).”

***

Neste post poderão ser conferidas as fotos das celebrações eucarísticas, adorações e bênçãos do Santíssimo Sacramento, bênção e imposição de escapulários de Nossa Senhora do Carmo, realizadas durante estes dias de Missões para Cristo com Maria na Paróquia Santa Maria dos Pobres, em Paranoá – DF.