Missa do Galo celebrada por Dom Emílio Pignoli

Quando, na noite de Natal, entoando o abençoado cântico “Noite Feliz” entronizamos a imagem do Menino Jesus no Presépio, uma pergunta que pode vir-nos à mente é nada mais nada menos que a seguinte: “Por que razão quis o próprio Deus, eterno e imutável, onipotente e incompreensível, por que razão quis este Deus essencialmente grande assumir nossa frágil natureza? Por que motivo quis o Senhor do Céu e da Terra fazer-se pequenino, e ser depositado nesta humilde e pobre manjedoura, Ele que reina entre os Anjos?”

Muitos são os motivos que podem ser alegados. Mas, o mais importante deles se resume numa única palavra: Misericórdia. Sim! Foi sobretudo por misericórdia que a Grandeza absoluta fez-se pequenino. Foi sobretudo por misericórdia que o Verbo de Deus assumiu nossa humanidade.

Para quê? Para livrá-la da infâmia do pecado e de suas nefastas consequências. Para libertar a humanidade do orgulho, da sensualidade, do egoísmo, estes vícios causados pela culpa de Adão.

Não é o Menino Jesus em sua pequenez um divinamente expressivo exemplo de humildade? Não é o Menino Jesus dentro de uma gruta, sofrendo o frio e o desconforto das palhas e tábuas um exemplo de mortificação contra a carne? Não é este Menino Jesus envolto em faixas pelas castíssimas mãos de sua Mãe castíssima um exemplo de pudor e de inocência? Não é este Menino Jesus o Verbo de Deus, que abandonou as delícias de seu eterno convívio com o Pai e o Espírito Santo para fazer-se semelhante a um escravo com o fito de salvar seres tão abjetos, um exemplo de altruísmo, esta palavra hoje tão pronunciada, mas tão pouco vivida?

Pois bem, que a contemplação destes sublimes exemplos dados pelo Menino Jesus no Presépio de Belém sirva para este mundo moderno, tão convulsionado, tão carente da verdadeira paz, paz esta que só poderá ser alcançada através de uma profunda conversão e de uma profunda abertura para esta sublime Misericórdia!

***

O presente post vem trazendo as fotos da Missa do Galo celebrada por S. Excia. Revma. Dom Emílio Pignoli, Bispo Emérito de Campo Limpo, na Paróquia São Francisco de Assis (Jd. Alvorada- São Paulo – SP), da qual participou ativamente o coro e a banda da Cavalaria de Maria.