Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça

A História da Igreja está coalhada de santos que se caracterizaram por haverem sido grandes combatentes. Entre eles, destaca-se a figura de Santo Hilário de Poitiers o qual, conforme a informação biográfica publicada na Liturgia das Horas, “lutou corajosamente contra a heresia dos arianos, sendo por isso exilado pelo imperador Constâncio”.

Por que razão foi este grande santo perseguido desta maneira, ao invés de ser reconhecido pelo bem que praticava, pela verdade que pregava? Por pelejar pela ortodoxia católica. Este é, com efeito, o quinhão dos santos, daqueles que pugnam pelos verdadeiros ideais da Igreja e da Civilização Cristã aqui nesta terra de exílio: sua presença incomoda os ímpios os quais não querem senão exterminá-los e, se não o puderem fazer, relegam-nos ao ostracismo, como fez o então imperador romano com o grande Santo Hilário, bispo de Poitiers. Contudo, Jesus afirmou: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5, 10). Se o quinhão dos santos combatentes da fé aqui na terra é a perseguição, os sofrimentos, a morte, o ostracismo, seu galardão na outra vida não será outra senão a posse do “Reino dos céus”, a felicidade eterna junto de Deus.

*          *          *

No presente post, o internauta poderá conferir as fotos da Santa Missa de abertura da Semana Missionária, realizada na noite de 13 de janeiro de 2014 (memória litúrgica de Santo Hilário de Poitiers), na igreja matriz da Paróquia Sagrada Família (Bauru – SP). Pe. Leonildo Menutti Júnior (Pe. Júnior), presidiu esta santa celebração, com a presença de um numeroso público.