Uma quase infinita chama de amor

No post dedicado à abertura das Missões Marianas na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Nova Friburgo – RJ) tratou-se sobre o inefável amor deste Imaculado Coração para com Deus e com os homens. A respeito deste amor para com Deus, eis um pequeno trecho de Santo Afonso de Ligório, de seu livro “As Glórias de Maria”:

“Diz S. Alberto Magno: Quanto é grande a pureza, é também grande o amor. Quanto mais um coração é puro e vazio de si mesmo, tanto mais cheio é de caridade para com Deus. Assim Maria, sendo sumamente humilde e vazia de si, foi cheia do divino amor e nesse amor excedeu a todos os anjos e homens, como disse S. Bernardino de Sena. Com razão, a chama S. Francisco de Sales Rainha do amor.”

Grande é a caridade de Nossa Senhora para com Deus. Não a será também para com os homens? Sim! Este profundo amor que Maria Santíssima nutre para com o Senhor do céu e a da terra é tão extraordinário que, por assim dizer, transborda de seus limites e tem a capacidade de atingir todos os seres humanos e se desdobra em carinho, sobretudo pelos mais necessitados de seu amparo e invocam com toda confiança sua intercessão.

“Um exemplo pode ilustrar esta verdade”.

“Imagine-se uma mãe que tenha dois filhos: um reto e probo, exerce a função de juiz; o outro é simplesmente um criminoso, ao qual o irmão deste deve julgar”.

“Que acontece, então”?

“A mãe se dirige ao filho magistrado e lhe diz: ‘Meu filho, sei que tu és juiz e que a ti cabe aplicar a justiça. Os defeitos de teu irmão são tais que exigem a pena de morte. Na verdade, porém, tu, ó juiz, me deves igualmente a vida. Poupa a desse homem que merece a pena capital, em atenção aos rogos daquela que te gerou!’”

“Que filho recusaria tão extremosa súplica”?

“Pois bem, semelhante a esta, é a intercessão de Maria em favor da Humanidade pecadora. E por ser Ela a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele lhe concede tudo o que o melhor dos filhos pode dar à melhor das mães”. (Da conferência de 21/9/1966 de Plinio Corrêa de Oliveira)

Qual a razão de tão misericordiosa intercessão? Nada mais nada menos que uma quase infinita chama de amor que está a abrasar continuamente um Sapiencial e Imaculado Coração e a transbordar incessantemente para seus amados filhos!

*         *         *

Confira neste post as fotos da procissão luminosa realizada na noite de sexta-feira, 6 de dezembro de 2013, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, que contou com a fervorosa participação de uma numerosa quantidade de fieis.