O exemplo de São Paulo

Especialmente para aqueles que não são da descendência de Abraão, a começar pelo povo gentio, 25 de janeiro é uma data cheia de significado, pois nela a Igreja comemora a conversão de um grande varão cuja missão foi de exatamente cumprir aquele mandato proferido por nosso Redentor: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19). Que varão seria este, com uma vocação tão grande, a de conduzir todos os povos à luz do Evangelho? Nada mais nada menos que o grande São Paulo Apóstolo, que de perseguidor encarniçado dos cristãos, tornou-se o Apóstolo por excelência.

E, alguém perguntará: “Mas, o que terá produzido uma tão miraculosa, uma tão inimaginável conversão?”. Quando o então furibundo perseguidor Saulo de Tarso contemplou aquela rutilante luz e, no meio daquela luz, a majestosa figura do Salvador que suave e energicamente o interpelava, seu coração encheu-se de um profundo sentimento de temor o qual rapidamente deu lugar a um outro: o de admiração. Tal repentino sentimento de admiração teve seu ápice, sobretudo, no momento em que aquela sublime figura respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9, 5). Foi, com efeito, por uma fortíssima – quase diríamos irresistível – graça de temor e admiração que o ímpio Saulo transformou-se no sublime São Paulo, o qual por suas inspiradas palavras, por seus estupendos milagres e, mais do que tudo, por seus augustíssimos exemplos cumpriu de um modo formidável esta tão excelente e difícil missão de propagar a Boa Nova entre os pagãos.

Imitemos o exemplo deste grande Apóstolo, sendo também nós verdadeiros evangelizadores num mundo tão secularizado, tão afastado dos ensinamentos de Cristo.

*          *          *

Na noite da festa litúrgica da Conversão do Apóstolo das Gentes foi realizada na Paróquia Santo Antônio de Adamantina – SP, uma abençoada procissão luminosa, na qual os fieis, a exemplo de São Paulo, deram um rutilante testemunho público de sua fé.

Confira as fotos neste post.